Os professores da Rede Estadual de ensino da Paraíba realizarão uma paralisação nesta quinta-feira (31), em protesto contra erros salariais que afetam a categoria há vários meses. As mobilizações estão previstas para acontecer em João Pessoa, Campina Grande, Cuité e Cajazeiras a partir das 9h.
Em João Pessoa, o ato ocorrerá em frente à Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), no bairro Jaguaribe. Em Campina Grande, a concentração será no escritório do governo do estado, localizado no bairro Estação Velha. Cuité contará com um protesto em frente à Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Orlando Venâncio dos Santos. Por fim, em Cajazeiras, os professores se reunirão na sede do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação da Paraíba (Sintep-PB), às 8h.
A decisão pela paralisação foi tomada em assembleia no dia 11 de julho, com o indicativo de protesto em nível estadual caso os erros nos pagamentos não fossem corrigidos até a folha de julho.
De acordo com Felipe Baunilha, diretor do Sintep-PB, a situação se agravou substancialmente. Ele relatou que, embora antes os erros fossem em torno de 100 a 150 em um universo de 20 mil professores, no último mês mais de 1,4 mil docentes enfrentaram problemas em seus pagamentos. “Trabalharam o mês inteiro e não receberam corretamente”, afirmou. Já neste mês, o sindicato registrou mais de 400 novos erros.
Entre as principais reivindicações dos professores estão a correção definitiva dos erros salariais, a regularização do pagamento das folhas extras e o cumprimento integral do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Além disso, eles cobram a entrega de mais de 1,6 mil computadores prometidos pelo Programa Paulo Freire – Conectando Saberes, referente ao ano de 2024.
A mobilização visa garantir não apenas a correção dos erros, mas também promover melhores condições de trabalho para os profissionais da educação.
+ There are no comments
Add yours